SEJA MAIS PRODUTIVO USANDO A TÉCNICA DE POMODORO

abril 02, 2020

Estar em casa, nem sempre se revela produtivo. Por vezes, devido ao excesso de tempo livre, faz com que nos dispersamos nas tarefas e acabamos por não fazer metade daquilo que temos planeado. Para reduzir os tempos mortos, recorremos ao uso da técnica de Pomodoro. Assim, conseguimos trabalhar de forma eficaz sem correr contra o tempo. Quem recorre a esta técnica geralmente são pessoas que têm uma baixa concentração ou produtividade devido a cansaço ou por outros fatores. 

Inicialmente é essencial desdobrar uma tarefa (seja ela relacionada com algo de casa, blogue ou mesmo escola) em várias etapas, como na figura abaixo.

De seguida, nós utilizamos a aplicação 'Focus To-Do', mas podem fazer isto manual. De forma manual, basta subdividirem cada etapa da tarefa em 25 min. cada, sendo que após esse tempo de trabalho intensivo (sem pausas) têm descansos de 4/5min.. Contudo, a cada quatro etapas efetuadas é maior, podendo ir de 15-30 min., voltando ao normal nas etapas seguintes até serem executadas mais 4 etapas. No entanto, podem haver etapas que sejam necessários mais do que 25 min., nestes casos somam-se duas vezes 25 min., fazendo na mesma a pausa a meio.

Se utilizarem a aplicação, basta entrar, programar o dia de hoje ou podem já programar o dia seguinte, com as tarefas e etapas de cada, depois adicionam o tempo que precisão para realizar a tarefa toda e este já subdivide em tempos de 25 min. e nos respetivos intervalos.


O intuito desta técnica é que nesses 25 min. estejamos a trabalhar intensivamente, ou seja, sem qualquer tipo de distração, e gerar assim um melhor rendimento. Durante esta quarentena, isto tem nos ajudado imenso a manter o foco e a realizar todas as tarefas que temos programadas diariamente. 

Já conheciam a técnica? O que têm feito para manter a produtividade?

Se estás a gostar do nosso conteúdo não te esqueças de passar também pelo nosso instagram @damsel.me, e não percas nada!

You Might Also Like

84 comentários

  1. Olha que interessante! Não conhecia! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esta técnica! Vou experimentar. Pode ser que consiga organizar melhor o meu tempo entre aulas online e as dezenas de trabalhos que tenho de fazer para a faculdade eheh
    Muito obrigada pela publicação <3

    http://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ver que sim ahah Com isto do covid-19 só nos andam a enviar rimas e rimas de trabalhos.
      De nada, estamos aqui para ajudar!

      Beijinhos :D

      https://damselme.blogspot.com/?m=0

      Eliminar
  3. Interessante!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. adorei conhecer mais dessa técnica e vou tentar aplicar aqui pros meus estudos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  5. Náo conhecia a técnica :)

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Posso te dizer que ainda não conhecia mesmo, mas adorei a dica
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Acho interessante isso, mas confesso que não sou nada disciplinada com isso.
    Geralmente organizo as coisas que preciso fazer na cabeça mesmo hahaha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderEliminar
  8. não conhecia essa técnica! bem interessante!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderEliminar
  9. Já conhecia a técnica do pomodoro, mas ela não deu certo para mim.
    Os descansos de 5 minutos me faz procrastinar ainda mais.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  10. Já conhecia essa técnica, mas só faço uma pausa, depois continuo minhas atividades.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  11. Parece-me uma técnica mesmo muito útil!

    ResponderEliminar
  12. Ah very inspiring and helpful, thanks for posting :)

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderEliminar
  13. Gostei da dica, vou ver se coloco na prática para ficar mais organizada.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderEliminar
  14. I like the way you have explained each step. So important to keep away from distractions.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  15. que bacana, eu não conhecia essa técnica

    beijo
    Aminadefe

    ResponderEliminar
  16. Já ouvi falar na técnica, mas nunca usei, acredita? Preciso mudar isso. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia a estratégia e gostei bastante.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  18. Quando fico muito em casa, acabo fazendo bem menos do que normalmente faço em tempos que trabalho e estudo. Parece que quando estamos a toa, a preguiça resolve se apoderar de nós. Então, para não cair no ócio, eu sempre faço uma listinha de a fazeres e procuro manter o foco ao máximo. Nem sempre funciona mas até hoje foi relativamente eficaz rs Gostei dessa sua técnica, vou tentar ela agora.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
  19. Achei bem interessante e até prático.
    Gostei da técnica.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderEliminar
  20. Não conhecia mas ainda prefiro seguir minha organização priorizando as necessidades na minha cabeça mesmo, rs.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um tem os seus gostos, se resulta assim para si não há razão para mudar! Beijos :D

      Eliminar
  21. Very clear explanations! I like the way you organize them and explain in every single point!

    Thank you for sharing this useful info.
    Stay well!

    ResponderEliminar
  22. This is very interesting, something new. Thank you for sharing
    http://www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  23. Bem interessante!
    Confesso que eu não conhecia,mais gostei.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  24. Uma técnica, que desconhecia por completo!
    Estamos sempre a aprender! Excelente post!
    Beijinhos para ambas! Cuidem-se bem, nestes tempos meio estranhos e incertos, que por agora atravessamos!...
    Bom domingo para vocês!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Dizemos o mesmo, tenha cuidado!
      Boa semana :D

      Eliminar
  25. Oie, td bem?
    Ai que demais! Já ouvi falar da técnica, mas não sabia ao certo do que se tratava e com certeza vou tentar! Sempre anoto em listas no bullet journal, mas ultimamente to meio desorganizada e acho que isso vai me ajudar a não perder o foco!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderEliminar
  26. Não conhecia a técnica mas por vezes sou assim exaustiva nos meus objectivos. Não tenho perdido o foco em casa. Tenho realizado grandes limpezas, trabalho, etc. Mas adorei as dicas.

    Já estou a seguir o blog. Convido-as a seguirem o meu também https://primeirolimao.blogspot.com/

    Boa semana!
    Vanessa Casais

    ResponderEliminar
  27. Olha que interessante, não conhecia esta técnica! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  28. Olá!
    Amei essa dica, não conhecia essa técnica mas, achei válida, em casa ainda mais o dia todo em casa temos que nos atentar para fazer as atividades, não dá para simplesmente deixar a inspiração e vontade chegar. temos que criar uma rotina. Já vou indicar seu post para várias amigas.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  29. É uma boa técnica para evitar se perder em pensamentos negativos, estar sempre ocupado é o melhor nesta fase!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  30. Eu amo essa técnica e já usei muito para estudar.
    o post ficou incrível
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
  31. Amei conhecer esse técnica, confesso que tenho muita dificuldade em me concentrar para fazer alguma coisa, acho que ela me ajudaria bastante! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  32. Olha não conhecia, mas acho que vou começar a fazer. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  33. Eu usava essa técnica quando estudava pro ENEM em casa! Realmente me ajudava bastante a ser mais produtiva na hora de repassar os assuntos! <3
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderEliminar
  34. Não conhecia a técnica mas achei interessante. E até que tenho descoberto coisas interessantes para fazer em casa nessa quarentena.

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderEliminar
  35. holla.
    great day and nice post my friend
    Stay Safe!

    ResponderEliminar
  36. Essa técnica é bastante interessante. Gostei
    Charme-se

    ResponderEliminar
  37. Ótima dica. EU não conhecia a técnica. Faço minha organização com lista de atividades a serem cumpridas no dia. Gosto do caderno e da caneta. Gostei das pausas que a técnica sugere e a forma de divisão. Bem interessante.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderEliminar

Instagram