Bom dia maltinha! Hoje trazemo-vos um tema um pouco diferente do que costumamos falar aqui no blogue. No Verão que passou as palavras que talvez todos ouvimos mais foram sem dúvida INCÊNDIOS e BOMBEIROS. Noutro dia, no caminho para casa, passou algo na rádio que me chocou um pouco e por razões de não prejudicar ninguém não iremos mencionar o nome da rádio que foi! O que disseram foi que os bombeiros foram incompetentes e que nunca deveriam dizer que "fez-se o máximo que se conseguiu" se na verdade houveram pessoas que morreram, casas destruídas, animais mortos, etc. Quando na realidade eles foram dar o seu máximo, colocar-se "no meio" das chamas sem nada em troca, e posso-vos garantir que a maioria dos bombeiros são voluntários e não recebem nada, nada mesmo a não ser a gratidão das pessoas. Caso queiram saber mais sobre este tema continuem a ler.
No final do ano passado, eu (Andreia), decidi-me inscrever nos bombeiros. Quando contei às restantes pessoas tive algumas opiniões como : " tu estás maluca", "vais para o meio dos fogos", " olha que ir para os fogos não é fácil", "vais te perder na escola"...
Mas o que mais me chocou foi que as pessoas só associam bombeiros a fogos e não é verdade. Não, não é fácil, mas com dedicação tudo se consegue. Antes de nos integrar nos bombeiros, temos que passar por uma formação de 6 módulos. E no fim de cada módulo, temos um teste prático e teórico. São 3 dias da nossa semana dedicamos à aprendizagem. No final de passarmos a todos eles, temos que ir a um centro para realizarmos a prova final teórica e prática. Isto, que eu estou a fazer, todos os que lá estão de forma voluntária já o fizeram e dão o seu melhor dia após dia.
Agora falando um pouco mais sobre o título, ser bombeiro é mais que apagar fogos, actualmente também existem os especialistas, que são bombeiros cuja a sua única função é socorrer pessoas.
Contudo, existe os motoristas, que apenas levam os carros até à zona em questão, isto caso eles não queiram realizar mais nenhuma função. São os carros de bombeiros que levam as pessoas que não têm transporte até ao lugar onde vão realizar os seus tratamentos, entre outras coisas.
Na cooperação de bombeiros ainda existem os mergulhadores, que acho que todos nós sabemos qual é a sua função. Para além destas três outras áreas que falei, existem muitas outras, por isso não associem apenas bombeiros a fogos, só porque nos últimos acontecimentos as maiores intervenções que eles tiveram foram essas, isto não quer dizer que não haja mais funções.
Isto tudo para vos dizer, que os bombeiros dão todos os dias o seu "corpo" pelos outros e não são heróis, são apenas pessoas que cujo o seu maior orgulho e vontade é de ajudar as pessoas nos seus momentos baixos da sua vida.
Por fim, e para não me prolongar mais, eu estou 100% feliz por ter embarcado nesta aventura, pois em cada dia que passa sinto que estou a fazer algo que sem dúvida vou um dia me sentir grata por o ter feito.
Vocês também podem embarcar nesta aventura comigo, desloquem-se ao posto mais próximo e falem com algum responsável!
Vamos ajudar as pessoas! Vamos ajudar Portugal!
Beijinhos,
Andreia Soares e Jéssica Soares
** Não se esqueçam de deixar a vossa opinião, bem como de subscrever o blogue**









































